sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vem aí o Curso para Professores de Karatê na França

Inicia dentro de algumas semanas meu curso na França. Trata-se de um evento organizado pela Federação Francesa de Karatê destinado exclusivamente à professores de Karatê daquele país (até sermos convidados). Para mim foi dada (dada mesmo) a oportunidade de participar depois de alguns anos de investimento, treinamento e avaliações. O curso é exclusivamente prático e destina-se a preparar/reciclar e atualizar os professores numa metodologia única voltada para resultados e focada no conteúdo desportivo, marcial, filosófico, físico, mental, comportamental e de integração e união de todos os docentes franceses. Também faz parte o aprendizado de questões administrativas, mas tudo feito na forma de estudos de caso. O evento dura vários dias.


O grupo selecionado para coordenar a prática é formado por alguns experts federais franceses: Hiroo MOCHIZUKI 9o.Dan - Jean Pierre LAVORATO 9o.Dan - Dominique VALERA 9o.Dan - Serge CHOURAQUI 8o. Dan e Bernard BILICKI 8o. Dan.






A partir de hoje vamos conhecer um pouco mais de cada um dos "experts federais" da França:


Hiroo MOCHIZUKI (no centro, em pé na foto) estudou artes marciais com seu pai desde muito jovem, entretanto ele tinha muito dom para o Karatê e seu pai, Minoru Mochizuki para o Judô. Minoru Mochizuki Sensei (1907-2003) foi o criador do Yoseikan Budô, que se originou em 1931 como estilo a partir de estudos de Mochizuki Sensei com Jigoro Kano (tendo sido seu assistente) e Morihei Ueshiba, fundador do Aikidô.
Hiroo MOCHIZUKI hoje é lider da organização Yoseikan que pratica técnicas de jujutsu , aikijujutsu e técnicas de kobudo, o que torna o estilo referência para o Karatê na prática e desenvolvimento de técnicas principalmente para treinamento de Bunkai, em suas mãos o estilo cresceu muito em qualidade e difusão pelo mundo.


Vejo o Yoseikan Budô como outro elo entre o Karatê e as técnicas de chão/projeção, a exemplo do estilo Wado-Ryu que também teve em sua origem influências do jujutsu. 


OSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário