segunda-feira, 25 de julho de 2011

Expoentes do Karatê que nos deixaram recentemente

No último dia 19 de julho, faleceu Sensei Tomeji Ito (1927-2011), ele nasceu em Miyagi-ken, Tamatsukuri-gun, Sendai, Japão, no dia 21 de Janeiro de 1927. Iniciou sua prática marcial no Judô, aos cinco anos de idade.


Sua família migrou para o Brasil em 1933, instalando-se na cidade de Barretos, interior de São Paulo. Porém, cerca de um ano depois mudou-se para Bebedouro, também no interior paulista. Em Bebedouro havia uma numerosa colônia japonesa, onde Tomeji Ito Sensei retomou seu treinamento em Judô, arte marcial na qual foi graduado Sandan. Em 1938, Tomeji Ito Sensei mudou-se para São Paulo, Capital.

Em 1940, no Clube Regatas Tietê foi atleta de ginástica olímpica, modalidade de argolas e barra fixa. Mais tarde, mudou de clube passando para o Ginásio Olímpico Paulista, onde foi treinado e supervisionado pelo campeão olímpico Jacob Gendes.

Oito anos depois, Tomeji Ito Sensei sagrou-se campeão nas modalidades de barra fixa, solo e argolas, chegando a vice-campeão brasileiro em 1949.

Também foi praticante de fisiculturismo, obtendo títulos paulistas e foi, ainda, membro da mesa de árbitros desta modalidade.

Por volta deste período, aos 22 anos, iniciou a prática do Karate, com o mestre Ozawa, que tinha apenas quatro alunos na época e dava aulas em sua casa.

Em 1956, passou a treinar Karate com os Sensei Harada e Pinatti.

Posteriormente, fundou a Associação Ito de Jūdō, onde o Sensei Harada foi convidado a ministrar aulas de Karatedō aos Sábados.

Em 1967, a pedido da Kotobuki-kai de São Paulo, foi enviado para a Igreja Gedatsu-kai (do governo do Japão) nos Estados Unidos, para estudar a religião budista. Durante este período, radicou-se em Los Angeles, onde treinou com os Sensei Nishiyama e Yaguchi, algum tempo depois mudou-se para o Hawai.

Ao seu retorno ao Brasil, em 1970, retomou seus treinamentos. Nesta época o Karate brasileiro ainda estava vinculado a Confederação Brasileira de Pugilismo. Foi quando Tomeji Ito Sensei, Henrique Palmeiro D’Avila e outros colaboradores auxiliaram na fundação da Federação Paulista de Karate (FPK) e da Confederação Brasileira de Karate (CBK). O surgimento destas entidades organizou significativamente a prática do Karate em nosso país. Na Federação paulista de Karate (FPK) Tomeji Ito Sensei foi Vice-Presidente por duas gestões, Diretor Técnico, Diretor de Arbitragem, Membro de Graduação e era o atual Conselheiro (Kōdansha).

Tomeji Ito Sensei participou de diversos cursos técnicos de aperfeiçoamento com as maiores autoridades do Karatê mundial, entre eles: Masatoshi Nakayama, Tetsuhiko Asai, Hidetaka Nishiyama, Teruyuki Okasaki, Masahiko Tanaka, Akira Taniguchi, Yasuyuki Sasaki e Hirokazu Kanazawa.

Em 1999, já vinculado ao Mestre Hirokazu Kanazawa, viajou para o Japão onde foi graduado Shichidan (7º nível) pela Shotokan Karate International Federation (SKIF), isso aos 73 anos. Dentro desta organização participou de três campeonatos mundiais (México, Japão e Itália).

Seguidor do Budismo e Xintoísmo firmou-se na vida através da prática do Karatê, sempre seguindo os princípios do Budô. Como todo grande mestre de Karatê formou grandes atletas e alunos, contudo a formação cidadãos de caráter para nossa sociedade, acreditamos, tenha sido sua maior colaboração.

Atualmente, apesar da saúde frágil, Tomeji Ito Sensei, mesmo durante todo o período de doença, continuava ministrando aulas de Karatê em seu Dōjō na Associação Butoku-kai, localizada na Vila Mariana, em São Paulo. 
..................


Outra perda aconteceu no dia 12 de Julho com a morte do Sensei Tatsuo Suzuki também 8o. Dan, ele nasceu em Yokohama em 1928 e tornou-se praticante de Karatê aos 14 anos. Em 1951 aos 24 anos foi agraciado com o 5º Dan pela sua notável coragem e habilidade.


No período entre 1945-1956, ele recebeu instruções diretas do fundador do Wado Ryu, Hironori Ohtsuka Sensei na sede da Wado Ryu, depois passou a acompanhar Ohtsuka Sensei em viagens realizando demonstrações em vários cantos do mundo.

Entre 1956-1964 Mestre Suzuki fundou a primeira Federação Wado na Inglaterra sediada em Londres a Wado International Karatê Federation, ele espalhou o estilo Wado Ryu em toda a Europa, foi também 2 ª Dan em Tenshin Koryu Bo-Jitsu ( vara de combate ) e Shodan em Judo. Ele também estudou a doutrina Zen com os sumos sacerdotes, o falecido Genpo Yamamoto e Soyen Nakagawa. Suzuki Sensei se tornou membro da Academia Internacional de Budo (IBA) como Professor Associado e tinha o título de Doutor em Filosofia por seu trabalho ao longo da vida e compromisso com o ensino do Karatê Wado Ryu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário