domingo, 24 de julho de 2011

O que poderá mudar nas regras de arbitragem da WKF....

Na Europa a WKF está testando a nova sistemática de arbitragem. TUdo começou nesse ano de 2011 com o Open de Paris que foi o primeiro evento a utilizar a metodologia, mas ainda não há nada definido para uma mudança definitiva.


Conheça abaixo as linhas gerais dos novos procedimentos:


O quadro de arbitragem será composto por quatro juízes (posicionados nos cantos da quadra) e um árbitro que percorrerá todo a quadra para ter a melhor visão. O procedimento para a outorga de um ponto acontecerá quando dois ou mais juízes consignarem um ponto para o atleta, então o árbitro parará a luta e dará o ponto como de costume. Nos casos onde somente um juíz se manifestar o árbitro central não terá que parar o combate e nos casos de 2 e 2 será consignado, para cada atleta  um ponto (um para cada um) independentemente do seu valor. Para os casos de disparidade do valores será sempre atribuída a pontuação mais baixa.


Os juízes também manifestarão as penalidades seguindo o mesmo critério da pontuação acima. Não será permitido ao árbitro central pontuar algo que não tenha sido consignado pelos juízes. 


Os casos de perda de tempo como agarramentos ou saídas da quadra nos últimos 10 segundos de combate, serão penalizados com Hansoku Chui diretamente.


Pretende-se também nesse contexto incluir o que estão chamando no exterior da "bandeira eletrônica", isto é, quando o juiz vê um ponto, pressiona um botão de cor correspondente. Naquele momento, ele abre uma "janela de oportunidade" de um segundo e meio e se outro juiz apertou o botão no mesmo intervalo de tempo um alarme soará. Naquele momento, o árbitro parará a luta, e os juízes vão mostrar o seu parecer final através de bandeiras tradicionais.


Na primeira utilização desse sistema no começo desse ano no Open de Paris o sistema eletrônico não funcionou muito bem.


A sinalização de TORIMASEN desaparece desse contexto.


Há muitos questionamentos dessa sistemática e não sabemos quando ela será colocada em prática ou se ao menos isso acontecerá, mas... estamos ligados nisso. 

Vamos acompanhar no que tudo isso vai dar...  OSS.

4 comentários:

  1. Se lá em Paris o sistema eletronico não funcionou muito bem, imagina aqui na República das Bananas !!!

    Mas no geral as mudanças parecem boas, possibilitando uma pontuação mais dinâmica e "certeira" aos atletas.

    Vamos acompanhando...

    OSS,
    Leandro

    ResponderExcluir
  2. Certamente, realmente o funcionamento do sistema eletrônico foi muito ruim, o que se espera é que a experiência do sistema usado no Taekwondo e no Boxe possam contribuir alguma coisa.

    ResponderExcluir
  3. Edson,
    2 e 2 será consignado, para cada atleta um ponto (um para cada um) ?

    Isto ja foi testado ?

    OSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Já foi testado, na França no Open de Paris e em dois eventos menores, segundo avaliação técnica da WKF, funciona...

    ResponderExcluir