sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Novas Regras de Arbitragem no Karatê para 2012

A arbitragem no Karatê Desportivo nesse ano de 2012 já mudou completamente... será "complicado" vermos as estruturas aqui no Brasil tentando se adaptar pois já há uma defasagem... vamos começar a postar algumas alterações pois já fizemos o curso das novas regras WKF ano passado e já recebemos a nova apostila com os novos conteúdos. As novas regras entraram em vigor dia 01/01/2012. Daremos um curso em Fevereiro para alunos e amigos interessados, vamos lá:

Agora teremos IPPON (equivalência aos antigos 3 pontos) - Waza-Ari (equivalência aos antigos 2 pontos) e YUKOS (equivalência a um ponto) no Karatê, a saber:

IPPON - atribuído para:
a) Chutes Jodan;
b) Qualquer técnica de pontuação executada em um adversário caído.

WAZA-ARI - atribuído para chutes nível Chudan;

YUKO - atribuído para:
a) Chudan ou Jodan Tsuki.
b) ou Jodan Uchi Chudan.
Há mais golpes que também pontuarão mas descrevo posteriormente....

2 comentários:

  1. Caro Prof. Capinski, tem alguma modificação na intensidade dos golpes.

    Obrigado por nos manter informados com antecedência.

    OSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Prezado Celso o regulamento, quanto a intensidade dos golpes diz o seguinte:

    CONTATO EXCESSIVO:

    Quando um competidor executa uma técnica de pontuação imediatamente seguida por outra que faz contato excessivo o Quadro de Árbitros não deve considerar a pontuação, mas sim aplicar uma advertência da Categoria 1 ou penalidade (a menos que seja por culpa do próprio receptor).


    CONTATO EXCESSIVO E EXAGERO:

    O Karatê é uma arte marcial e espera-se um comportamento exemplar da parte dos competidores. É inaceitável que os competidores, após sofrerem um contato ligeiro esfreguem a cara, cambaleiem, se dobrem, tirem ou cuspam os protetores de boca, ou de qualquer outra forma finjam ter sofrido contato excessivo para convencer o Árbitro a atribuir uma penalização maior ao oponente. Este tipo de comportamento é vergonhoso e diminui o nosso esporte; deve ser penalizado imediatamente.

    Quando um competidor simular ter recebido um contato excessivo e o Quadro de Árbitros decide ao invés disto achar que a técnica em questão foi controlada, satisfazendo todos os seis critérios de pontuação, então a pontuação será considerada e aplicada uma advertência da Categoria 2 ou penalidade por fingir ou exagerar. (Sempre levando em conta que para aqueles casos espalhafatosos de fingir lesão pode justificar SHIKKAKU.)

    Situações mais difíceis ocorrem quando um competidor recebe um contato mais forte e cai ao chão, algumas vezes levantam (os dez segundos é parado) e cai novamente. O Árbitro e os Juízes devem lembrar que chutes JODAN valem 3 pontos, os competidores antes de suas competições devem ser avisados que poderão sofrer contatos mais fortes e é importante aplicaras penalidades apropriadas.

    ResponderExcluir