sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

NOVAS REGRAS: Acabaram as "prorrogações"

Nas mudanças de regulamento da WKF feitas anteriormente já tinha sido decretado o fim do "ENCHOSEN" que significa "prorrogação. Nestas penúltimas mudanças foi criado o "SAI SHIAI" que também tinha a interpretação de um "prolongamento" da luta. Agora, nas novas regras não há mais nenhuma forma de prorrogação, confira o que diz o regulamento:



ARTIGO 7: CRITÉRIOS PARA A DECISÃO


1. Em um confronto individual não pode acontecer o empate, nem na competição por equipes quando o encontro finaliza com as mesmas pontuações para as duas equipes ou com ambas sem nenhum ponto.  Árbitro anunciará o empate (HIKIWAKE).

2. Em lutas individuais, nos casos em que no final do tempo ninguém pontuou ou aconteceu um empate a decisão se tomará por votação final dos quadro juízes e do Árbitro.  É obrigatória a decisão em favor de um dos competidores e esta será tomada considerando:

a)    A atitude, espírito de combate e a força exibida pelos atletas;
b)    A superioridade das técnicas e táticas apresentadas;
c)    Qual dos competidores tomou mais iniciativa nas ações.


Assim, nos casos de empate nos confrontos individuais ou para desempate das competições por equipes onde acontece um confronto decisivo e este também empatou, o Árbitro Central chamará um HANTEI.
Todas estas mudanças estão sendo implementadas HOJE por ocasião do Open de Paris e foram necessárias para melhorar/facilitar o entendimento do desenrolar de um combate de Karatê, principalmente para quem assiste na televisão (coisa muito comum na Europa).
Mas as mudanças não ficarão por aí, durante este ano virão ainda mais novidades, uma das próximas é o uso de um sistema de som conectado ao Árbitro Central para que todos possam ouvir as decisões do Árbitro durante o combate.
Precisamos estar "conectados" a tudo isso pois a partir de agora as mudanças acontecerão muito rapidamente. Como já fizemos o curso de arbitragem nessas novas regras ano passado na Federação Francesa de Karatê estaremos em breve disponibilizando a nova apostila de arbitragem aos interessados. Bastará nos enviar um e-mail solicitando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário