domingo, 16 de dezembro de 2012

Novas Regras para as Competições de Kata em 2013

Durante o Mundial de Paris, foram aprovadas as mudanças nas regras das competições de Kata. Tivemos oportunidade de tomar conhecimento dessas mudanças em primeiríssima mão em Paris mas já havíamos noticiado que elas iriam acontecer durante o ano de 2012.
O foco principal das mudanças foi o fim dos "Shitei Katas" mas não é simplesmente um fim em sim, trata-se sim de mais um marco na história e desenvolvimento do Karatê pois é o princípio do reconhecimento de outros estilos. Já diz o regulamento em itens do Artigo 3: "Qualquer Kata de karatê tradicional poderá ser realizado exceto utilizando-se armas (kobudô)" e "Variações ensinadas nas diversas escolas de Karatê serão permitidas". Isto acaba com as "propriedades" nas formas, com virtuais supremacias de estilo ou com todo o qualquer corrente que se julgue mais representativa em detrimento de outras. Na Europa pormenorizar estilo já é considerado algo ultrapassado há tempos, por lá não se diz há tempos coisas como: "eu treino wadoryu"... "eu treino shotokan"... todos treinam KARATÊ com características de linhagens que apenas definem valências psicofísicas específicas.
Agora, a WKF deu um importante passo à frente. O Mundial de Paris foi o último a utilizar o regulamento com obrigatoriedade de apresentação dos Shitei Katas.
A partir de Janeiro de 2013 está vigendo o novo regulamento que estaremos disponibilizando à todos os interessados por e-mail, basta solicitar para ecapinski@fast.com.br. Durante a semana disponibilizaremos arquivo para download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário