sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conheça Kazutaka Otsuka, neto do grão mestre Hironori Otsuka, herdeiro de seu legado... um estilo.


Nascido em 1965, é o primeiro filho do atual Grão-Mestre Jiro Otsuka e neto do Grande Mestre Hironori Otsuka - Fundador do Karatê Wado Ryu.
Aos cinco anos teve seu primeiro contato com o Wado-Ryu com seu pai. Com um ensinamento muito austero, Kazutaka desmotivou-se rapidamente, aos seis anos não queria mais treinar. Como condição para interromper os treinamentos seu pai lhe impôs a condição de praticar outras artes marciais. Kazutaka então iniciou a prática do Iai-Dô, Kendô e Aikidô.

Quando entrou na Universidade de Tokai, Kazutaka entrou para o Clube de Iai-Dô da Universidade e tornou-se atleta de nível médio. Ao mesmo tempo acontecia uma ebulição dentro do estilo Wado-Ryu pois era uma preocupação quem seria a sucessor da terceira geração. Neste momento, Kazutaka percebeu a importância de seu papel no contexto do Karatê mundial e aproximou-se novamente do Wado-Ryu, o que no caso não foi difícil pois o estilo é o mais praticado até os dias atuais em Universidades Japonesas e claro, em Tokai havia um Dojô Wado-Ryu para a prática.
Neste período o estilo fervia, uma cisão entre o ramo familiar e o ramo dos alunos antigos deflagrava o nascimento da Wado-Ryu Renmei como ramo familiar e da Wadokai como ramo pertencente aos alunos antigos. Kazutaka neste período não quis tomar muito conhecimento das questões políticas, inclusive seu dojô na Universidade era alinhado à Wadokai e ele próprio era a segunda maior expressão do ramo familiar sendo neto do fundador.
Depois de se formar foi estudar nos Estados Unidos onde conheceu sua esposa francesa Marie-Caroline. Atualmente reside em Tóquio e na França, alterna-se frequentemente entre os dois países e ocupa o cargo de Diretor da Wado-Ryu no Honbu Dojô sediado em Tóquio. 
Kazutaka Otsuka, 6o. Dan já é considerado um Expert Francês apesar de sua graduação, uma vez que o legado do estilo estará muito em breve somente nas suas mãos. Ele é muito procurado para treinamentos por karatecas de todo o mundo, o que só é possível no Honbu Dojô em Tóquio e em raríssimas oportunidades na França, onde não mantém Dojô de ensino regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário