segunda-feira, 28 de maio de 2012

Karatê oficial e de qualidade ganhando espaço no MMA

João Guilherme e Wanderlei Silva

O atleta e hoje também lutador João Guilherme da equipe Bushidô de Karatê, ex integrante das seleções do Paraná e Brasileira de Karatê pelo sistema oficial - FPRK/CBK/WKF foi um dos responsáveis pela preparação do lutador profissional Maurício Shogun quando dos treinamentos para a luta contra o karateca Lyoto Machida no UFC e os resultados não poderiam ter sido melhores com as vitórias de Maurício Shogun. A partir desse momento João Guilherme passou a integrar a equipe oficial de lutadores da UDL - Universidade da Luta.
Equipe da UDL - Universidade da Luta comandada por Maurício Shogun (primeiro em pé mais à esquerda)
 com João Guilherme (segundo em pé da direta para esquerda) ao lado de Wanderlei Silva.

A partir desse momento ficou claro para alguns dos principais treinadores de MMA que o karatê possui predicados muito úteis para os lutadores da modalidade dentre os quais a velocidade  e antecipação (deai) dos golpes quesitos que são especialidades de João Guilherme o qual, enquanto atleta de karatê, permaneceu invicto nos certames estaduais de Karatê durante 7 anos.
Agora, próximo da realização do UFC 147 que acontecerá no Brasil, foi Wanderlei Silva que veio aprimorar ainda mais seus treinamentos na UDL em Curitiba e também está utilizando o karatê como ferramenta complementar de sua preparação e, novamente João Guilherme está fazendo parte dessa equipe de trabalho.
Da esquerda para direita João Guilherme, Shogun, Murilo Pita (aluno da UDL) e Wanderlei Silva

A partir de um novo convite de Maurício Shogun, João Guilherme passou a fazer parte da preparação específica de Wanderlei Silva explorando principalmente sua especialidade que são algumas valências do Karatê tudo muito bem adaptado ao MMA.
Essa participação de João Guilherme deixa claro que o Karatê Oficial, desenvolvido com solidez e qualidade resulta em eficiência e frutifica abrindo espaços novos também dentro do MMA contrariando algumas opiniões equivocadas. Ficou claro para mim que sou técnico exclusivo de Karatê que o treinamento específico da modalidade é facilmente exportado para o MMA desde que desenvolvido dentro de conteúdos sólidos e focado permanentemente na eficiência das técnicas.
João Guilherme desenvolvendo treinamentos


Nenhum comentário:

Postar um comentário