sábado, 3 de março de 2012

Jogos Abertos e da Juventude do Paraná - Considerações ao regulamento



A Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em conjunto com dirigentes e presidentes de federações esportivas do Paraná, definiram o novo regulamento dos Jogos Abertos e Jogos da Juventude do Paraná. As decisões foram tomadas em uma reunião técnica ocorrida no mês de fevereiro na sede da SEES, mas o documento só foi validado nesta sexta-feira (2) após minuciosos acertos e correções do departamento de esportes de rendimento da SEES.

O diretor de esportes da SEES, Luis Antonio Costenaro, disse que a participação da comunidade esportiva no processo foi fundamental e que o resultado atingido foi positivo. “Ao assumirmos a direção de esportes, o secretário Evandro Roman recomendou para que pudéssemos oportunizar aos municípios a participação na discussão, democratizando as questões do esporte com as federações e municípios. No processo de evolução esportivo as federações têm papel primordial, assim como os municípios que mantém suas equipes participando das competições oficiais”, afirma. 

As alterações de maior destaque dizem respeito aos vínculos e ao formato das datas em que vão acontecer os Jogos Abertos do Paraná. Conforme a decisão conjunta, as fases regionais (cujas sedes ainda não foram definidas) serão disputadas em 12 regiões do Estado, em 3 datas diferentes, sempre aos finais de semana. Outra mudança estrutural diz respeito à separação das divisões A e B, cujas finais também serão disputadas em datas distintas. Os Jogos Abertos, portanto, terão o seguinte formato: 

Fase Regional 1 (6 regiões) – 25, 26 e 27 de maio
Fase Regional 2 (6 regiões) – 1, 2 e 3 de junho
Fase Regional 3 (12 regiões, quadrangular final) – 15, 16 e 17 de junho
Fase Final Divisão B – de 3 a 9 de agosto em sede a ser definida
Fase Final Divisão A – 21 a 29 de setembro em Maringá 


Considerando a nova política da SEES de fortalecer as federações do Paraná, houve também alterações nos vínculos dos atletas que participam da divisão A dos Jogos Abertos. Agora, para participar do evento, os atletas podem ser vinculados à federação de origem ou nascidos no município que vão defender durante os jogos.

Quanto à faixa etária, atletas com menos de 18 anos poderão participar exclusivamente das modalidades de Ginástica Rítmica, Atletismo e Tênis de Mesa. Nas outras modalidades (coletivas ou individuais das divisões A e B), o regulamento dos Jogos Abertos prevê apenas a participação de atletas inscritos com 18 anos ou mais. “Esta nova fórmula é um projeto piloto que no nosso entendimento leva a um ganho expressivo para os Jogos Abertos. Desta forma teremos condições de incluir novas modalidades na competição, principalmente as olímpicas. Queremos que a delegação brasileira nas Olimpíadas de 2016 tenha um número expressivo de atletas paranaenses”, avisa José Alberto de Campos, chefe do departamento de esportes de rendimento da SEES.

Quanto aos Jogos da Juventude, houve alteração no que diz respeito à faixa etária dos atletas. Na divisão A eles deverão ter no mínimo 15 e no máximo 18 anos, enquanto que a divisão B vai manter atletas com idade entre 14 e 17 anos. Quanto ao formato, não houveram alterações e tanto a divisão A quanto a B continuarão sendo disputadas ao mesmo tempo, no mesmo local. Em 2012 a fase regional vai acontecer entre os dias 13 e 19 de julho em sede a ser definida e a fase final será entre 9 e 18 de novembro, em São José dos Pinhais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário