Conhecimento de arbitragem hoje em dia é fator preponderante para professores e atletas como também é uma necessidade para as entidades que precisam ter um quadro reciclado para operacionalização dos seus eventos.
Mas isso tudo exige um contexto profissional e positivo pois não basta a organização de eventos sem o devido investimento em aparelhamento técnico, logístico, didático e motivacional.
Vemos atualmente poucas pessoas capacitadas para a formação de pessoal que atue com segurança e competência nos diversos segmentos de arbitragem (mesas, operação de placares, bandeiras e central) e isso tudo exige formação específica com a permanente atualização não só às frequentes mudanças de regulamento como também às tendências mundiais de desempenho.
De nada adianta submeter os interessados à provas e práticas de arbitragem em condições precárias onde o cursando apenas vê aflorar sua insegurança e no final da atividade, por falta de conhecimento de base e orientação adequada permanece em condições muito próximas do ponto onde começou, isto é, sem avanços.
Enquanto não houver um programa de valorização de árbitros e mesários e também enquanto não houver o devido investimento em estrutura, realizar "cursos" apenas, a exemplo de muitos que vem acontecendo por aí, de nada adiantará e continuaremos no mesmismo onde investe-se tempo em algo que não frutifica.
Nosso clube de Karatê tem foco permanente no preparo de instrutores, praticantes e atletas para o conhecimento de regras e atuação como árbitros pois este trabalho, que deve ser permanente e valorizado é o que realmente frutifica dando às pessoas, além do conhecimento, a segurança necessária para se quiserem poderem utilizar a arbitragem como ferramenta para crescimento pessoal dentro do Karatê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário