quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Karatê terá seu grande teste "olímpico" no Mundial de Paris



Independente do que se fala, e muito se fala, a realidade é que o Karatê Oficial (Sistema WKF) está realmente muito próximo de integrar o programa olímpico desportivo - mas isso ainda não aconteceu.
O presidente da WKF, Antonio Espinos, declarou nesta semana que está tudo pronto para o grande teste que acontecerá no Mundial de Paris - realmente o mundial mais importante da história do Karatê.
Para Espinos, o Karatê tem tudo para ser admitido e mais um passo para isso está sendo dado. Cabe ao COI - Comitê Olímpico Internacional analisar e propor entrada ou saída de esportes no programa olímpico e as Federações de esportes candidatos têm até 20 de dezembro para solicitar suas admissões e apresentar suas propostas. Oito esportes estão concorrendo e até julho deste ano eles completaram uma série de questionários que visam coletar dados de popularidade, universalidade e custos envolvidos na prática.
Além desse questionário e do pedido formal de admissão cada esporte vai passar por uma inspeção em um grande torneio internacional para que se verifique sua "capacidade organizacional" e por isso a WKF em conjunto com a Federação Francesa pretendem realizar um evento memorável em novembro próximo para o qual já está tudo pronto, valendo lembrar que todos os ingressos já foram vendidos.
Espinos declarou também nesta semana que além de nossas chances serem muito boas em todos os quesitos, também temos a opinião favorável de muitos membros do COI. Nosso esporte também é considerado bastante barato em comparação a outros.
O Karatê esteve à margem da aceitação para as olimpíadas de 2012 e 2016 edições que admitiram rugby e golfe.
O "martelo" será somente batido em definitivo em Janeiro de 2013 em Buenos Aires quando o Comitê Executivo do COI reunido, finalmente decidirá sobre quais os 25 esportes integrarão o sistema e decidirá sobre a sede dos jogos de 2020 entre Madri, Istambul e Tóquio. Nesta oportunidade também terminará o mandato do atual presidente do COI, o belga Jacques Rogge que será substituído.
Em novembro estaremos no Mundial de Paris, pois participar desta festa que antecederá a admissão do Karatê nas olímpiadas certamente será uma oportunidade sem igual. Vamos participar e vamos torcer pelo Karatê. OSS.
Estádio de Bercy na França

Nenhum comentário:

Postar um comentário