sexta-feira, 13 de abril de 2012

Karatê para crianças - Pedagogia, didática e resultados


A prática do Karatê para crianças é uma atividade muito importante no processo de: socialização com individualidade, relacionamento com respeito, desportividade com ética, resumindo: um permanente agregamento de valores.
O agregamento de valores é o principal foco da prática infantil dentro do Karatê e vale dizer que os pais adoram isso, pois gradativamente os benefícios vão surgindo e comportamentos sendo melhor delineados.
Já do outro lado, os professores devem se preparar constantemente para fazer uso das ferramentas disponíveis para objetiva e subjetivamente obter os melhores resultados possíveis de forma sempre motivadora.
Neste momento surge a graduação como instrumento dual de motivação e avaliação, sendo que na escola francesa de Karatê, as graduações para crianças podem ter, livremente, "faixas intermediárias" para um permanente "movimento" dentro da modalidade, entretanto, há uma divisão "técnica" de "valências" na criança que cabe aos instrutores observarem dentro da escala formal dos kius, esse conteúdo vai além da condição física/técnica e é representado da seguinte forma:

7o. Kiu - CONFIANÇA EM SI;
6o. Kiu - O KIMÊ - a "percussão" do golpe;
5o. Kiu - A CONCENTRAÇÃO;
4o. Kiu - A DETERMINAÇÃO;
3o. Kiu - A AUTONOMIA;

Além disso todas as valências psico-físicas das graduações continuam (obviamente) valendo, mas estas observações, a cada grau, ajudam em muito o professor e também ao aluno, aprimorar-se dentro do contexto ultrapassando assim os benefícios meramente físicos e marciais e partindo para o agregamento de valores de vida.
Uma de nossas turmas exclusivamente infantis - Associação Bushidô Colégio Marista Paranaense em Curitiba

Brilhante trabalho com crianças de Monsieur Jean Pierre Fischer - 8o. Dan JKA realizado em Paris em 2011 que pudemos acompanhar de perto aprendendo muito da visão européia da didática para com as crianças

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