Outra forma importante é, para os graduados, a atuação em palestras e cursos, que além do contexto da comunicação também levam o praticante a aprimorar, planejar, sintetizar e transmitir conteúdos. Isso hoje, na Europa por exemplo, é essencial para angariação de dans, a partir do 3o. Dan.
De igual importância é a participação em cursos que são imprescindíveis ferramentas para ampliação de conceitos e aprendizado de metodologias de ensino.
E finalmente temos os Gashukos (encontros). Participar deles promove um outro nível de desenvolvimento uma vez que são marcados por muitas horas de treinamento, uma gama razoável de conteúdos e nessa participação acontece o que chamamos de "imersão" nos conteúdos, principalmente quando há oportunidade de passar pelo mais de um dia envolvido com os conteúdos. Outro fator importante é que nos Gashukos deve-se sempre procurar trazer professor (es) com conteúdos diferenciados, talvez de outros estilos, tudo isso para "abrir" a percepção do todo que é o Karatê.
Hoje em dia, fora do Brasil, e digo isso pois aqui alguns ainda "teimam" em pormenorizar o tema, não se fala mais em conteúdos exclusivamente segmentados por estilo, todos os encontros, por exemplo, são amplos, com professores de vários estilos e conteúdos diversificados.
Assim, o desenvolvimento em Karatê hoje é formado com todo um contexto de geração de oportunidades, e tais "oportunidades" ainda devem contemplar sempre os temas específicos abordados na modalidade que são: Karatê Marcial, Desportivo, Bunkai Jutsu e Defesa Pessoal, Arbitragem entre outros.
Dentro dessa diretriz moderna, realizaremos um Gashuko de nosso clube, voltado à integração de alunos de vários dojôs Bushidô. Com a presença de 80 alunos e instrutores, realizaremos um evento internacional para debater outros estilos e até outras modalidades como o MMA. Para coordenação dos conteúdos adequados ao padrão Europeu estará conosco o Prof. Guy Sahri,
- Professor Karatê da Prefeitura de Paris (FRANCE);
- Professor Karatê Université Paris Sorbonne I (FRANCE);
- Professor Karatê Ecole Polytechnique - Paris V (FRANCE);
- Membro da Comissão Nacional FFKDA;
- Membro da Comissão de Arbitragem de Paris FFKDA;
- Técnico Kata/equipe SIK 2 FRANCE;
- Juiz Técnico FFKAMA;
- Técnico/Assistente Equipe Kumite Junior FRANCE;
Prof. Guy junto conosco em Seminário recente
Nenhum comentário:
Postar um comentário